Como o novo porta-voz do Kremlin, propaganda russa vai indo bem na América Latina

Publicado por: Editor
18/04/2022 04:52 PM
Exibições: 54

A mídia estatal russa, mesmo antes da guerra na Ucrânia, era uma força poderosa na América Latina. Eles atraem audiências com conteúdo popular, não apenas em países autoritários.

 

Fatos , meias-verdades, boatos e algumas notícias falsas misturadas com dicas de emagrecimento, notícias esportivas e entretenimento, apresentadas por jornalistas profissionalmente aptos. Este é o cenário diário da mídia em muitos países da América Latina. Ele atua como um sistema na mídia estatal russa, como Russia Today e Sputnik. Há desinformação deliberada por trás disso. Especialistas consideram ambas as emissoras órgãos de propaganda do governo russo .

 

 

Reprise de Campeonatos 
A versão em espanhol do Russia Today, Actualidad RT, foi lançada em 2009 e instantaneamente ganhou grande popularidade entre os telespectadores. Tem mais de 18 milhões de seguidores no Facebook e quase 6 milhões no YouTube, muito à frente de seus concorrentes de língua inglesa, que podem ostentar apenas sete milhões de seguidores no Facebook e quatro milhões e meio no YouTube.

 

"A Rússia usou habilmente a Copa do Mundo de 2018 em casa para comercializar sua mídia na América Latina", disse Mario Morales, professor de comunicação social da Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá, Colômbia, em entrevista à DW.

 

- Com a ajuda de um esporte supostamente politicamente neutro, o Russia Today se apresenta aos olhos dos espectadores como uma alternativa, o que garante que evite espalhar propaganda e representar determinado conteúdo ideológico e político, graças ao qual conseguiu criar um público fiel - explica Mário Morales.

 

Actualidad RT: 200 funcionários e três escritórios
- A mídia estatal russa poderia facilmente penetrar no cenário midiático da América Latina, porque muitas das estações de rádio e TV locais se assemelham a eles enganosamente. Eles também apresentam principalmente conteúdo estatal e, em última análise, atendem aos interesses de um determinado governo - explica o especialista em mídia argentino Adrian Amado em entrevista à DW.

 

Em muitos países desta região, a mídia local desempenha principalmente funções de propaganda, mas também há outros que tentam manter um alto padrão de arte jornalística.

 

O Russia Today informa que atualmente possui 200 funcionários que falam espanhol e três escritórios: em Caracas, Venezuela, em Havana, Cuba, e Buenos Aires, Argentina. Embora o Russia Today tenha sido removido das redes sociais na América Latina após a eclosão da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, ainda está presente nas redes sociais graças a outros sites e contribuições de vários internautas. Até agora, Actualidad RT não fez uma única palavra de condenação à invasão russa da Ucrânia, está consistentemente do lado da Rússia, assim como a influenciadora e vice-diretora do Russia Today, Inna Afinogenova, popular nesta região do mundo.

 

Influência espalha teorias da conspiração
Inna Afinogenova, que é o rosto mais famoso do Russia Today na América Latina, apresenta e comenta acontecimentos mundiais em seu canal no YouTube chamado "Ahí les Va", mas também não deixa de discutir várias peculiaridades e criticar certos políticos da região. , que é apreciado pelos telespectadores, enquanto defende a decisão de prender o ativista da oposição russa Alexei Navalny em uma colônia penal.

 

- Inna Afinogenova pratica um certo tipo de jornalismo, que é muito apreciado e apreciado pelos defensores de várias teorias da conspiração. Suas ferramentas mais importantes são declarações como: 'Eles não querem te contar isso' ou 'Vou te falar uma coisa agora que você não vai ver ou ouvir na mídia tradicional', explica Adriana Amado.

 

De acordo com seu colega colombiano Mario Morales, Inna Afinogenova segue com sucesso um modelo de jornalismo muito popular na América Latina, que se refere às emoções e motiva os espectadores em uma determinada direção.

 

- Desde a eclosão da guerra entre a Rússia e a Ucrânia em 24 de fevereiro, a luta pelo significado e interpretação adequada deste evento começou também na Internet em espanhol - diz María Virginia Marín, fundadora e diretora da ProBox, uma empresa que monitora as redes sociais na Venezuela.

 

Venezuela, Nicarágua e Cuba: terreno fértil para propaganda
Como na Rússia, a América Latina está “envenenando o espaço da informação nas redes sociais, que hoje é” a mais importante e muitas vezes a única fonte de informação nos países autoritários desta região do mundo”, explica María Virginia Marín. Aqui ela aponta para Venezuela, Cuba e Nicarágua, que, em sua opinião, tiram seu exemplo da Rússia em termos de censura, propaganda e desinformação deliberada.

 

- Na Venezuela, por exemplo, a versão russa dos acontecimentos tem um impacto significativo na opinião da sociedade local. Isso se deve ao apoio dado à Rússia pelo presidente venezuelano Nicolás Maduro e à desinformação difundida pela TV estatal venezuelana VTV, que justifica o ataque da Rússia à Ucrânia e indica que os EUA agiram de forma semelhante em sua história recente, explica María Virginia Marín.

 

A desinformação russa atinge o público na América Latina não apenas por meio de canais como Actualidad RT e Sputnik, mas também por meio da venezuelana Telesur.

 

- O governo do presidente argentino Alberto Fernández fez questão de incluir a Telesur em seu programa de TV que chega a todos os telespectadores na Argentina - enfatiza Gabriel Bastidas, produtor e correspondente da Rede de TV, pertencente à diáspora venezuelana, em entrevista à DW. Dessa forma, o conteúdo transmitido pela Telesur chega a 83% da população argentina.

 

Ao contrário do que prega a propaganda russa, grandes jornais e emissoras do Brasil não poupam espaço a favor da Ucrânia, inclusive a franquia CNN Brasil, com entradas ao vivo da matriz americana direto do campo de batalha. Aqui na The Mobile Television Network que congrega 12 emissoras e 62 players de norte ao sul do país, incluindo redes sociais com mais de 1.100 milhão de seguidores, não ha espaço para as mentiras do genocida Putin e seus asseclas. 

O artigo vem do site da Deutsche Welle.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Comentários